domingo, 6 de novembro de 2016

429 dias de ti

Ontem a Leonor completou 14 meses.
O tempo continua a passar a fugir, lembro-me de quando ainda não era mãe e nem sabia ainda que estava grávida que os dias demoravam uma eternidade a passar.

Talvez esta “nova velocidade” se deva ao facto de me sentir mais completa que nunca e achar que o tempo que tenho nunca é suficiente para a acompanhar.

Em relação ao desenvolvimento da Leonor...
A Leonor já vai dando os primeiros passos, ainda que a medo. Agacha-se e levanta-se com uma facilidade, parecendo ela que domina a arte do equilíbrio, mas, sem qualquer margem para dúvidas que ainda prefere o gatinhar ao caminhar, visto ser super rápida a gatinhar.
Faz caretas e quando nos rimos tenta ser ainda mais engraçada.
Acompanha-nos nas brincadeiras fazendo cara de reguila.
Já vai dando graça da sua personalidade e mostrando que ás vezes já é ela que quer mandar.
Tenta fazer birra quando lhe tiramos um objeto com o qual gosta de brincar, mas rapidamente a vou contrariando.
Por vezes fico na dúvida em relação aos brinquedos e às brincadeiras mais apropriadas para ela, quando vou a uma loja e vejo brinquedos para +12M, olho para eles e acho que ela não vai sequer saber mexer neles, ou que não lhe vão despertar interesse. 

A Leonor é uma bebé super doce, mimada, mas ao mesmo tempo independente.

Adora estar no nosso colo a receber mimos, ou diverte-se bastante a brincar comigo e com o papá, mas, também sabe mostrar quando quer o espaço dela, afastando-se para perto dos brinquedos e brincando sozinha. Costumo ficar espantada com a quantidade de tempo que ela consegue estar a entreter-se sozinha, dando para cada brinquedo uma função diferente cada vez que pega nele.
Já vai dizendo palavras como “olá” “papá” “mamã” “pápa” “bebé” “mimi” (significa minnie).
Tal como todas as mães às vezes questiono-me se será normal ainda só dizer estas coisas. 
Apesar de pronunciar poucas palavras, tem uma enorme capacidade para se exprimir através de sons, gestos e movimentos, e sei que nos percebe quando falamos com ela. Sabe perfeitamente quando lhe digo “dá” que tem de me dar o que tem na mão, ou quando digo “toma” que é para agarrar o que lhe dou. Compreende super bem um “Não”, tanto que por vezes já vai fazendo beicinho.



Cada bebé tem o seu relógio pré definido, a Leonor está constantemente a evoluir, tanto a nível motor como a nível cognitivo.
E os vossos bebés? Com 14 meses, faziam muitas mais coisas e diziam mais palavras?
Fico à espera que partilhem comigo as vossas experiências.


Um beijinho
Mamã da Nônô

Sem comentários:

Enviar um comentário