segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Bons sonhos... dos 0 aos 12 Meses

 

Dos 0 aos 3 Meses

Só adormece ao colo – A fase do conforto físico, quase primária, nascida do contacto com o corpo da mãe, é normal no recém-nascido e até ao primeiro ano de vida.
Mais tarde, para promover uma progressiva autonomia da criança, é importante aprender a mediar a presença materna ao dormir, através da leitura de uma história ou de uma canção de embalar relaxante.

Só dorme no carrinho – É normal que a criança veja o movimento como algo familiar e reconfortante. Durante a gravidez, dormia enquanto a mãe fazia os movimentos da sua vida normal. No início podemos adaptar-nos a esta necessidade, embalando ou passeando o bebé um pouco. Quando crescer perceberá que também pode dormir quando estiver quieto, ouvindo apenas uma canção de embalar.

Destapa-se durante a noite – Para evitar que o bebé tenha frio durante a noite, porque se destapa quando se mexe, o ideal é usar um saco de dormir. É uma peça de vestuário que cobre grande parte do corpo do bebé, deixando livres os braços para que não se sinta preso. Desta forma o bebé dorme bem aconchegado.

Dos 3 aos 12 meses


Acorda de noite – Reclama o peito ou o biberão constantemente! Deve-se atender sempre aos pedidos do bebé e considerar a hipótese dos despertares noturnos se possam dever a causas médicas (abrandamento na curva de peso ou febre) ou a um excesso alimentar, no caso dos bebés alimentados com leite adaptado. Em geral, tanto o sono, como a fome ou a sede, são sensações que o bebé conhece bem e que tenta comunicar quando as sente.

 

Rotinas que ajudam a uma noite mais descansada


Deve-se estabelecer um género de ritual, para que o bebé comece a reconhecer a altura de acalmar e ir dormir. Recomenda-se por exemplo:

- Um banho agradável e relaxante;

-Uma massagem que lhe traga bem estar físico e emocional;

-Vestir o pijama;

-Deixar o quarto só com uma luz de presença, para criar a adequada ao descanso;

-Dar o último leite da noite;

-Cantar uma canção de embalar ou ler uma história;

E colocar o bebé a dormir.
 
Bons sonhos!
Um beijinho,
Mamã da Nôno

Fonte: revista digital O Meu Bebé, Edição Novembro 2016 - 4

Sem comentários:

Enviar um comentário