terça-feira, 8 de novembro de 2016

Revivendo as tradições com a Leonor

Estamos em Novembro, e apenas nos últimos dois dias me dei conta que era Outono. A temperatura baixou e ao passar nas ruas, em cada esquina que cruzo, vem aquele verdadeiro cheirinho, tão característico desta estação, das castanhas assadas. Fazendo jus à tradição do tempo frio, na próxima sexta-feira comemoramos o dia de São Martinho, uma data que há muito tempo não me dizia nada. Lembro-me, quando era criança, de na escola primária fazermos um magusto e dividirmos castanhas entre todos, pintávamos folhas e fazíamos na parte da expressão plástica trabalhos alusivos a esta estação do ano. Recordo-me, ainda, daqueles dias de São Martinho em que juntávamos a família e nos reuníamos à volta da fogueira, enquanto os adultos bebiam a jeropiga e nós aguardávamos impacientemente que as castanhas assassem!
Tradições estas que com o passar dos anos foram ficando para trás, por irmos crescendo, pelo ritmo de vida e pelas circunstância...
A Leonor nasceu, e o ano passado por esta altura tinha dois meses; continuei sem dar valor a esta data. Não era mais do que a época do ano em que o cheirinho agradável das castanhas pairava no ar e o anúncio do frio a chegar. Este ano, a Leonor tem apenas 14 meses, mas a verdade é que no infantário dela vão festejar o São Martinho e fez-me perceber que ao ser mãe, devo trazer de volta as boas recordações que tenho da minha infância. Voltei a sentir aquelas borboletas na barriga e sei que quero passar estas tradições à minha filha, porque as tradições mexem comigo e acho que há muitas tão giras de manter!
Em casa iremos reunir a família para jantar, os avós, as tias e tios, os primos, para o primeiro magusto da Leonor, com direito a fogueira, a castanhas e a jeropiga! Este ano, mesmo sem saber o que irá acontecer à sua volta, a Leonor vai provar as castanhas assadas e passar um tradicional São Martinho, tradição que espero perpetuar, para que, quando a mina filha crescer ela se recorde destes momentos e dê valor à simplicidade do outono.
Vou querer que ela saiba o significado desta data, o porquê de a apelidarmos de Verão de São Martinho, e poder assim, transmitir-lhe um gosto particular por lendas para ela poder explorar o imaginário à vontade.
É tão bom ser criança!

Sem comentários:

Enviar um comentário