sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Correría de última hora!


 
Amanhã é Véspera de Natal, e tal como o resto do ano, estes últimos dias passaram a correr.
Pela primeira vez sinto-me a “típica portuguesa” que deixa tudo para a última da hora. Realmente começo a compreender o porquê. Chegar a casa quase ás 20h00, tratar da princesa e jantar, não me deixa tempo para pensar em compras de Natal.
 
Este ano, sinceramente até hoje, ainda não tinha sentido aquele dito espírito natalício, talvez porque em casa só tinha a árvore de Natal montada e pouco mais.
Contudo, hoje, começo a sentir aquele bichinho, não por mim, mas pela Leonor. Ela ainda é muito pequena e eu tenho noção que não percebe nada acerca desta época do ano, vê luzes por todo o lado e apenas isso. Mas intriga-me e estou desejosa de ver a reação dela ao descobrir tantos brinquedos novos, a rasgar o papel dos embrulhos e ver a família toda junta. Acredito que vai adorar, e vai fazer-nos soltar umas boas gargalhadas.
 
Ontem foi dia de ir com o papá da Leonor correr o hipermercado e o centro comercial. As prendas estão quase todas compradas e embrulhadas, faltando apenas uma ou outra.
A comida está comprada já faz algum tempo. Essa parte normalmente fica para a minha mãe e a minha irmã, que se apoderam da cozinha nos dias que antecedem o Natal.
 
No que trata à mesa, vamos comer o tradicional e mais um pouco.
Os meus pais, mais a minha mãe, sempre gostaram de ver a mesa bem recheada e a casa cheia de gente. Haverá o tradicional bacalhau com batata cozida, ovos cozidos, couve, bróculos e cenoura, mas por eu não ser grande fã de bacalhau há sempre no mínimo um prato diferente, que arrisco a dizer que será perú recheado de castanhas, além de um bem algarvio arroz de polvo.
 
Já os doces, ui os doces, é mesmo para descambar na “dieta”, desde azevias, fatias douradas, toucinho do céu, tronco de Natal, sonhos, farófias, mousse de chocolate, arroz doce, torta de laranja, molotof, bolo rei, bolo rainha, broas, etc… é uma lista infindável, que nos enche tanto os olhos como a barriga.
 
E vocês? Já têm tudo pronto, ou ainda vos faltam algumas coisinhas de última hora?
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário