terça-feira, 14 de março de 2017

Ela age como uma crescida


Olho para os últimos trinta dias, e penso nas alterações que provoquei na rotina da Leonor.
Não foram uma nem duas, foram umas quantas. E felizmente ela tem ajudado em tudo, e tem feito com que esta nova fase não tenha sido tão complicada como esperávamos que fosse.
Mudámos de casa – Esta alteração já não é novidade para vocês, mas a verdade é que para ela faz diferença, um espaço novo, em que não conhecia as divisões, estranhou as janelas grandes, e achava curiosidade em ir à varanda, e não percebia o porquê de não a deixarmos ir para lá, ao fim de quase um mês, já nem lhes liga, mas mesmo assim, como será de esperar não corremos o risco, e as varandas estão SEMPRE fechadas.
Em vez de sair do infantário às 16H30 passou a sair ás 18H30 / 19H00 – Tentámos com que este aumento significativo de horas no infantário fosse feito de forma gradual, pelo feedback que tenho recebido da Educadora, a Leonor tem-se portado super bem. Tem dias, que mais para o fim da tarde começa a ficar rabugenta, mas é normal. Quem de nós gosta de passar um dia sempre no mesmo sítio? Ninguém, por isso a minha filhota mais uma vez a surpreender-me. Sinto-me mal com o facto de ela lá passar o dia quase todo, mas seria pior se não a tivesse onde deixar.
Passou a dormir sozinha no quarto dela – Acho que devo dizer isto de outra maneira, talvez… passou a dormir sozinha no quarto dela, numa casa estranha (Nova), e estando na cama com vista privilegiada para os bonecos, tendo que perceber que não pode ir brincar com eles durante a noite.
As primeiras noites foram mais difíceis, acordava umas quantas vezes durante a noite, mas nada que um miminho ou outro não a sossegasse. Agora, já faz excelentes noites de sono. Só acorda de manhã, a horas certinhas de despachar para ir para o infantário.
Começou a ir para o infantário no transporte do infantário – Esta foi a mudança mais recente, iniciámos ontem esta nova adaptação. Acho que tem sido a mais difícil, e porquê? Porque é o pai que a leva até ao transporte, e eu apenas oiço o relato do pai a dizer como correu, em apenas dois dias, o meu coração ficou tão mas tão apertado que passou a ocupar menos de metade do espaço que ocupava anteriormente no meu peito. É só mais uma mudança, mais dia menos dia vai correr bem! Ou eu pelo menos tento acreditar que sim.
A Leonor tem uma capacidade de adaptação super maleável, é uma bebé que ao fim de duas ou três vezes começa a compreender que “aquilo não faz mal”, que “aquilo vai ser normal”, e como tal passa a agir naturalmente.
Sou uma mãe super orgulhosa. Obrigada filhota por nos ajudares tanto, sem saberes que nos estás a ajudar!
 


 
 
Um beijinho
Mamã da Nônô

Sem comentários:

Enviar um comentário