quinta-feira, 1 de setembro de 2016

"Desculpa filha, desculpa ter-te enganado"

Levámos os últimos 7meses "afastadas" pelos horários e próximas pelos fins de semana. Mas levámos os últimos dias tão próximas quanto os primeiros dias da tua vida, em que te tinha de levar nos braços para todo o lado, por seres tão dependente de mim. Estive de férias, e, foram férias tiradas para ti!

Esta noite, foi uma noite em branco, dei voltas e voltas na cama enquanto tu dormias calmamente como sempre, à espera que o novo amanhecer chegasse e fosse apenas mais um dia como todos os outros.
Levei a noite a pensar como iría ser. Se era só chegar, deixar-te e ir embora. Se o melhor era brincar um pouco contigo no teu novo cantinho de modo a te ambientares comigo perto e só depois ir embora. Se te deixava e escondia-me a ver a tua reacção.
Sabes que mais filha? Foram tudo planos, que só no momento é que consegui decidir o que fazer.
Pouco tempo depois de finalmente ter adormecido, acordei contigo... lá estavas tu, em pé na tua caminha e a rires, olhei ás horas e vi que estava quase na hora.
Tentei agir o mais naturalmente contigo, mas custou tanto sentir que te estava a enganar.
Despachámos-nos as duas, pus-te na cadeira no carro, e lá estavas tu toda brincalhona a pensar que íamos passear como costume.
Mal me sentei ao volante, as lágrimas começaram a escorrer descontroladamente pela cara a baixo. Estava a enganar-te, ou pelo menos é isso que estou a sentir que fiz!
Chegámos, foi a viagem mais longa que fiz contigo de carro. agarrei-te ao colo, dei-te um beijo na testa, e lá fomos nós. A educadora, estava ali à nossa espera com um enorme sorriso no rosto, eu, eu estava incapaz de dizer qualquer palavra.
Deixei-te no chão, brinquei um pouco contigo, e vi-te a ires sozinha até perto dos brinquedos que estavam na sala, foi um sentimento agridoce, foi uma mistura de "que bom, sentes-te bem aqui" com "não vais sentir a minha falta?"
A educadora pediu-me para te deixar assim ali entretida e ir para fora da salinha falar com ela. passaram cerca de dez minutos, acabámos de falar, fui-te espreitar sem tu me veres, e lá estavas tu, a gatinhar atrás das bolinhas, estavas tu a ensinar-me a ser forte.
A educadora pediu-me para ir dar uma volta, tu estavas super bem, e logo te ía buscar uma horinha depois.
Quando voltei, mal abri a porta do infantário, reconheci o teu choro, aquele choro de aflição que só eu ou o papá sabemos acalmar.
Senti-me a pior mãe do Mundo.
Desculpa filha, desculpa ter-te enganado, e não ter tido forma de te explicar que o dia não ía ser igual aos outros, que ías para um sítio novo, rodeada de pessoas novas.
Desculpa meu amor, Não consigo sequer imaginar a sensação que sentiste quando olhaste á volta e percebeste que eu já não estava mais ali.Que afinal não tínhamos ido só passear.
Foi tão bom agarra-te ao colo, encostares a tua cabeça no meu ombro e parares de chorar. Oh meu amor, se soubesses o quanto me deixas feliz quando estás assim, calminha nos meus braços.
Desculpa se daqui para a frente o relógio vai demorar tanto a passar até ao final do dia para te ter comigo em casa. Desculpa amor da mãe.
Sabes o que dói mais à mãe? É saber que amanhã vai ser igual, que vais voltar a pensar que vamos só passear, mas afinal vou-te deixar ali naquela salinha novamente.
Sei que um dia ainda vais chorar por teres de deixar a brincadeira, e teres de vir para casa. Só quero que esse dia chegue, e chegue depressa! Até lá... sinto-me a pior mãe do Mundo.
Amo-te meu amor.


7 comentários:

  1. Lindo texto. Senti o mesmo, revejo me nestas palavras, só com uma diferença, é que quando fui busca la estava super bem, eu por outro lado levei a hora toda a dizer ao pai, vamos que ela deve estar a chorar, vamos embora, e ele tentava acalmar a dizer que ainda n tinha passado o tempo, etc etc..Nao custou muto para ela..e fez lhe muito bem o convívio com outras pessoas e crianças. A minha filha era uma bebe muito estranha a pessoas fora, chorava logo. Ainda hoje nao da confiança a quem nao conhece, mas nao chora. Ja tem 20 meses e foi a melhor opçao que tomei colocá la no infantario. Custou, mas foi o melhor. Força mama. Beijnho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pensei que não a ía encontrar a chorar, porque normalmente a Leonor não estranha quando fica com alguém desconhecido... aliás, não estranhava, cada vez vai tendo mais percepção das coisas não é verdade?
      Mas acho que sem dúvida alguma custou mais a mim, do que a ela.
      É um processo de adaptação, mas das duas, não é só dela.
      Obrigada pelas palavras e pela força mamã!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Vou passar por isso dentro de 1 semana, o meu filho fez 1 ano há 2... Apesar de às vezes estar pelos cabelos com ele, querer voltar à minha vida normal antes de ele ter nascido, a verdade é muito mais dura.
    Durante 1 ano e 9 meses fomos só nós, apesar de ele ser uma criança super difícil, sempre o soube levar da maneira que melhor consegui. Agora com a creche a aproximar-se já começo a ficar ansiosa, preocupada, aflita, não sei bem o que pensar, tenho medo que não saibam lidar com ele, que ele não aguente, afinal, foi sempre a mãe na linha da frente... E engraçado é que já passei por isto com o primeiro filho, mas eles são diferentes e na altura pude ficar com ele 3 anos em casa.
    Enfim, seja o que Deus quiser!
    Força!

    Beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Vou passar por isso dentro de 1 semana, o meu filho fez 1 ano há 2... Apesar de às vezes estar pelos cabelos com ele, querer voltar à minha vida normal antes de ele ter nascido, a verdade é muito mais dura.
    Durante 1 ano e 9 meses fomos só nós, apesar de ele ser uma criança super difícil, sempre o soube levar da maneira que melhor consegui. Agora com a creche a aproximar-se já começo a ficar ansiosa, preocupada, aflita, não sei bem o que pensar, tenho medo que não saibam lidar com ele, que ele não aguente, afinal, foi sempre a mãe na linha da frente... E engraçado é que já passei por isto com o primeiro filho, mas eles são diferentes e na altura pude ficar com ele 3 anos em casa.
    Enfim, seja o que Deus quiser!
    Força!

    Beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço mil desculpas não ter respondido logo!
      Sim, é um facto, apesar da Leonor ser a minha primeira filha, acredito que cada filho é um filho, assim como cada experiência é vivida de forma diferente com cada um deles.
      Como correu mamã? Espero que bem, ás vezes eles têm capacidade de nos surpreender, ou sossegar o coração visto que reagem de forma completamente diferente do que aquilo que estamos à espera.
      Fico à espera da sua resposta =)
      Um beijinho grande.
      Força!

      Eliminar
  4. Lindo texto! Arrepiou, até o meu coração apertou. Tenho um pânico quando esse dia chegar, só de pensar já dói.
    Força mamã.
    Beijinhos
    Cappuccino de avelã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Mafalda, confesso que foi o dia mais complicado no que trata a mudanças de rotina até hoje.
      Lembro-me que naquele dia o meu coração ficou tão, mas tão apertadinho, e sentia um enorme nó na garganta. Mas sem dúvida que é uma mudança que custa mais a nós mães que a eles.
      Vai ver que vai correr tudo bem quando for a sua vez.
      Força <3
      Aliás até a desafio a deixar aqui a sua história para saber como correu.
      Um beijinho
      Mamã da Nônô

      Eliminar